Dia de Treinamento: Bom humor e 'gás' de garoto são os segredos de Serginho






André Durão /GLOBOESPORTE.COM

Serginho: esforço, disposição, suor e risadas

Não faltam glórias ao paranaense Sérgio Dutra dos Santos. Pela seleção brasileira de vôlei, há o ouro olímpico em Atenas-2004 e o bicampeonato mundial (em 2002 e 2006). Em 2007, diante do Maracanãzinho lotado, o líbero e seus companheiros conquistaram a inédita medalha dourada nos Jogos Pan-Americanos.

 

Na Itália, onde jogou por quatro anos pelo Copra Piacenza, seu caminho não foi muito diferente. Agora, recém-contratado pelo São Bernardo, ninguém duvida que o sucesso vá continuar acompanhando o rapaz de origem humilde, criado em Pirituba (SP). 

 

 

  • Aspas

    Chego a ficar emocionado quando vejo Serginho e os jogadores da mesma geração com gás de garoto nos treinamentos"

A consagração internacional não lhe dá o direito de se acomodar. Serginho sabe que a rotina de vitórias se constrói com dedicação acima do normal. A posição em que joga, líbero, exige movimentação constante no fundo de quadra. Como bom comandado de Bernardinho, também desconhece qualquer coisa próxima da famosa "zona de conforto".

 

Quando treina, o jogador é quem mais cobra de si mesmo.

- Chego a ficar emocionado quando vejo Serginho e os jogadores da mesma geração com gás de garoto nos treinamentos - diz o técnico Bernardinho sempre que tem oportunidade de elogiar seus pupilos.

Aos 32 anos, incansável e sempre humilde, o líbero da seleção brasileira tem outra virtude que costuma espalhar entre os que trabalham a seu lado: o bom humor.

Abaixo você lê o depoimento de Serginho sobre as atividades que realizou na quinta-feira passada, dia 26 de junho, no CT de Saquarema (RJ). Junto com os demais titulares da seleção brasileira, ele passou a semana no local se preparando para as próximas partidas da Liga Mundial e para os Jogos Olímpicos de Pequim.

 

 

André Durão /GLOBOESPORTE.COM

Líbero tem rotina desgastante de treinamentos. Exige muito de si mesmo, mas nunca perde o bom-humor


7h
Saquarema, 15º C. Aqui o dia amanhece frio, mas depois esquenta. Não acordei de mau humor. Na verdade, nunca acordo assim, mas já acordei muito cansado. Os treinos estão pesados aqui no CT. Faz parte, pois estamos na reta final de preparação. Logo teremos os próximos jogos da Liga Mundial e os Jogos Olímpicos. Acordar cansado a gente vai acordar todo dia: o negócio é levantar e seguir em frente.

7h15m
Fui tomar café da manhã. Não comi muito, pois às 7h30m tinha que estar na musculação. Sentei com os caras no restaurante, comemos um pouco e logo levantamos para encontrar o Zé Inácio (preparador físico) lá na sala. 

 

7h31m
Antes da musculação a gente faz alongamento. Para mim, é um pouco doloroso mentalmente. Eu sei que depois dali vou para a bola, que é o momento em que vai faltar o ar. A gente gasta muito na parte física, é sempre muito pesada. Então, enquanto me alongo, passa tudo isso na minha cabeça.

7h45m Agora uma bicicleta ergométrica rapidinho para dar uma aquecida. Toda vez que vou começar os exercícios, faço de 3 a 5 minutos. Gosto de pedalar só para aquecer o joelho, pois tem aparelhos que forçam muito. Se eu entrar de 'cara' na cadeira extensora, meu joelho pode doer. Ele não vai doer, eu sei, é mais por precaução. Entrar geladão e colocar o peso? Melhor dar uma aquecida antes. 

 

Líbero Serginho pega pesado nos abdominais para reforçar a região lombar e evitar contusões

7h50m
O Zé passou uma série igual para todos. Nessa primeira sessão da manhã, é comum fazermos a mesma coisa. Na parte da tarde é que fica mais direcionado.

8h11m
Faço abdominais e exercícios para a lombar todos os dias. As lesões nas costas são muito comuns e, para evitar, dou uma fortalecida. Não gosto muito: se alguém falar que gosta de fazer, está mentindo! Mas tem que fazer, né? Depois é que começa a ralação de verdade...

8h28m
Acabamos todos juntos a musculação. Fomos para o ginásio. Sentamos um pouquinho para soltar os músculos e enfaixar as mãos para proteção. Essa hora é dolorosa. 

 

Antes do treino com bola, todo cuidado é pouco

8h37m
Hora de correr de um lado para o outro e levar bolada. O treino físico é o arroz com feijão do vôlei, é quando a gente lapida todos os fundamentos. Ajusta o bloqueio, força o saque, bate no ataque, faz passes, defesas e recepções. Me divirto bastante. Não adianta ficar de cara feia, tem que ir e se divertir. É o que eu faço. O treino do voleibol tem que ser alegre, brincando com os companheiros. Concentrado, mas alegre.

9h
Rolou um treino técnico. Como estão faltando algumas pessoas, foi mais para acertar algumas situações de jogo, como a posição do bloqueio e a cobertura, para não perdemos o ritmo. Mas o time está bem, viu? Jogamos só na abertura da Liga Mundial, mas estamos bem.

9h37m

Ufa, acabou! Agora tenho que ir lá na lavanderia porque minhas camisas de treino estão todas sujas, coloquei para lavar e não fui buscar (risos). Na verdade, tinha que ter ido ontem, a 'tia' até veio falar comigo. Eu adoro ir na lavanderia, pois chego lá brincando e as 'tias' se divertem. Me dou bem com todo mundo aqui. 

 

Serginho se diverte com as 'tias' da lavanderia

9h41m
As 'tias' da lavanderia me cumprimentam: 'Oi, Serginho!'. Eu respondo: 'Bom dia, meus amores!' Elas estavam organizando uma vaquinha para preparar uma rabada e me perguntaram se R$30 por pessoa estava bom. Eu respondi: 'Com esse dinheiro, vocês compram uma vaca inteira!'
Cadê minhas camisas? Quando os novatos estão aqui, quem pega minhas roupas são eles. Não vou levar nem buscar. Tem gente encarregada para isso: Sidão, Samuel e Bruninho. Sidão faz cara de choro, mas vai. O Bruninho não precisa nem falar, ele vem perguntar se tem alguma coisa para fazer. Ele já está mais educado (risos). O Samuel enrola, mas pega. Me despeço das tias assim: 'Tchau, meninas!'

9h47m
A jogadora da seleção juvenil me chama para tirar uma foto. Eu fico feliz, pois essas meninas aí estão começando e se espelham na gente. É muito gratificante saber que elas ficam olhando a gente treinar para aprender alguma coisa. As menos tímidas chegam e fazem perguntas. É legal saber que a gente é espelho para essa molecada que está subindo.

9h54m  
Digo à reportagem do GLOBOESPORTE.COM que vou tomar banho e peço que me esperem do lado de fora do quarto. Não vou demorar muito no banho. Tenho a pele seca. Eu bem que gostaria de ficar uns 15 minutos embaixo do chuveiro, mas o dermatologista já me proibiu. 

 

 

Após o banho, Serginho bate um papo divertido com Marcelinho, Raquel, Gustavo e Raquel

10h04m
Morrendo de fome. Vou comer tangerina para tapear. Preciso comer alguma coisa, o alien está atacando o meu estômago. O almoço é 12h, mas do jeito que estou acho que vou comer antes.

10h50m
Vou para o quarto para falar com minha esposa, Renata. Isso, claro, se ela quiser falar comigo (risos).

11h40m
O (meio-de-rede) Gustavo recebe a visita da família e eu aproveito. Fico brincando de pular corda com os filhos dele. O (levantador) Marcelinho tenta me fazer pular também. Eu respondo: "Vou nada, mané!" 

 

Serginho gosta de comer arroz com feijão

12h13m
Opa, vamos para o rango. Dificilmente como salada. Melhor dizendo: eu como salada, mas tem dia em que não dá, né? Hoje vou encarar um arroz com feijão, pedir para fritar um ovo e vai ficar tudo bem. Tem coisa melhor que arroz com feijão?

12h40m

Agora estou muito bem! Vou para o quarto assistir ao "Globo Esporte" e depois vou tentar falar com a minha esposa e com meus filhos Matheus e Marlon.

14h
Hora da soneca. Preciso dormir sempre uma hora e meia. Se eu não dormir à tarde, fico muito cansado para o próximo treino. O essencial é uma hora e meia, mas preciso dormir.

16h
Mais uma boquinha rápida antes do treino. Nada pesado.

 

Mais um período de treino físico durante o dia

16h30m
Lá vou eu de novo. Agora vai ser peso conjugado com a bola. A gente começa com peso e depois vai para a bola. Vamos fazer isso três vezes.

18h40m
Vou tomar um banho e tenta falar com a minha mulher. Agora ela não tem mais olhos para mim (risos). Brincadeira, é que agora tem o terceiro filho, Martín, que tem menos de um mês.

19h
Mais um rango. Agora mais levinho, para que eu possa dormir bem. Cair de boca forte duas vezes não dá, ainda mais neste horário. 

 

Contato do líbero com a família é constante

19h50m  
Hora de conversar com os meus filhos. Os três têm que pedir a bênção - até o bebê! - senão levam cascudo. Pergunto como foi o dia deles, se fizeram o dever de casa... Às vezes eles não querem falar comigo, mas a bênção, têm que pedir. Estão crescendo, esquecendo um pouco dos pais, não podem perder o respeito... É bacana; estão virando homenzinhos, eu sacaneio muito. Minha casa no futuro vai estar cheia de mulher, cheia de nora. Minha esposa vai ficar num ciúme danado. Mas olha só para mim: você acha que eu levo bolo para festa? Tem que ir para a festa para comer bolo!

20h30m
Pô, hora do lazer, né? O truco virou a febre da seleção brasileira de vôlei. Gustavo, Rodrigão, Dante, eu... Ninguém quer perder, ninguém quer ficar de fora. E não dá para saber quem é que rouba mais. Dizem que é o Gustavo, mas eu não roubo (risos).

22h
Hora de ir para o quarto. Queria conseguir dormir nesse horário, mas sei que só vou embarcar lá pelas 23h30m, 24h. Bem que eu gostaria, mas não consigo dormir cedo.

Leia as NOTÍCIAS atualizadas do Voleibol
Veja FOTOS do Voleibol
Assista VIDEOS Voleibol

0 comentários: