Historico do Voleibol..







O Voleibol foi criado no ano de 1895 pelo americano William C. Morgan , diretor de educação física da Associação Cristã de Moços ( ACM ), na cidade de Holyoke , em Massachusets , nos Estados Unidos da América do Norte. O nome original do novo esporte era minonette. Nessa época , o esporte em moda era o basquetebol , que tinha sido instituído apenas há três anos por Nasmith e que rapidamente se difundiria . Era muito enérgico e cansativo para homens de idade. Por sugestão do Pastor Lawrence Rinder , Morgan idealizou um jogo menos fatigante que o basquetebol para os associados mais velhos da  ACM e colocou uma rede semelhante á de Tênis , a uma altura de 1,83m , sobre a qual uma câmara de bola de basquetebol era batida , surgindo assim o esporte que mais tarde seria denominado voleibol. A primeira bola usada no voleibol ( câmara de bola de basquetebol ) era muito pesada , e , por este motivo , Morgan solicitou à firma A. G. Stalding & Brothers a fabricação de uma bola para o referido esporte. A citada firma , após varias experiências , acabou satisfazendo as exigências feitas por Morgan. No inicio aquele esporte ficou restrito a cidade de Holyoke e ao ginásio onde Morgan era o diretor. Numa conferência levada a efeito na Universidade de Springfield , entre diretores de educação física dos E.U.A. duas equipes de Holyoke fizeram uma demonstração do esporte a pouco criado. Depois desta demonstração o voleibol difundiu-se por Springfield e outras cidades de Massachusets e Nova Inglaterra.
            Em Sprigfield , o Dr A.T. Halsted , depois de observar o novo esporte , sugeriu que o seu nome fosse mudado de minonette para voleibol , tendo em vista a idéia básica do jogo era jogar a bola de lado para outro , por sobre a rede , com as mãos.
            O primeiro artigo sobre o jogo apareceu publicado no número de julho de 1896 do Physycal Education. Seu autor , J. Y. Cameron de Búfalo , Nova Iorque , escreveu: "O voleibol é um novo jogo , exatamente apropriado para o ginásio ou quadra coberta , mas que pode , também , ser praticado ao ar livre.  Qualquer número de pessoa pode pratica-lo. O jogo consiste em deixar a bola em movimento sobre uma rede alta , de um lado para o outro , e apresenta , assim , as características dos outros jogos , como o tênis e o andebol"
            A primeira quadra de voleibol tinha as seguintes medidas: comprimento - 15,35m ; largura 7,625m. A rede tinha a largura de 0,61m. O comprimento era de 8,235 , sendo a altura de 1,98m ( chão ao bordo superior ). A blao era feita de uma câmara de borracha coberta de couro ou lona de cor clara e tinha por circunferência 67,5cm e o seu peso era de 255 a 340g.
            O voleibol surgiu na América do Sul , por intermédio do Peru . no ano de 1910 , através de uma missão contratada pelo governo Peruano , junto aos   E.U.A. , com a finalidade de organizar a instrução de primária no país. Os membros desta missão foram os senhores Joseph B. Lochey e José ª   Macknight. Trabalharam de comum acordo na modificação dos progamas de educação física para crianças , que surgiram nessa época e careciam de jogos.   Os jogos ensinados foram o basquetebol , o voleibol e o andebol , mas não chegaram a ultrapassar as fronteiras do país. Somente em 1912, em   Montevidéu , no Uruguai , com a apresentação e o incentivo do voleibol pela   ACM, surgiram as primeiras sementes que produziram os frutos desejados.
            No Brasil dizem uns que ele foi praticado , pela primeira vez , em 1915 no Colégio Marista de Pernambuco , e outros que o mesmo foi introduzido por volta de 1916/17 , pela ACM de São Paulo.
            O primeiro campeonato Sul-Americano de Voleibol masculino e feminino patrocinado pela Confederação Brasileira de Desportos , entidade que controlava esse esporte , foi realizado no Ginásio do Fluminense F. C. , no Rio de Janeiro , no período de 12 à 22 de setembro de 1951, sendo campeão o Brasil , no masculino e feminino.
            A Confederação Brasileira de Volley-ball foi criada em 09 de agosto de 1954 e teve como seu primeiro presidente o Sr Denis Hattaway. A federação de Internacional de Volley-ball foi fundada em 20 de abril de 1947 , em Paris ,  França , sendo o primeiro presidente o Sr Paul Libaud tendo como fundadores os seguintes países: Brasil , Egito , França , Holanda , Hungria , Itália , Polônia , Portugal , Romênia , Tchecoslováquia , Iugoslávia , Estados Unidos da América do norte e Uruguai.
            Em setembro de 1962, no Congresso de Sofia , o voleibol foi admitido como esporte olímpico e a sua primeira disputa foi por ocasião das Olimpíadas de Tóquio ( Japão ) , em outubro de 1964 , com a presença de 10 países no setor masculino: Japão , Romênia , Rússia ( URSS ) , Tchecoslováquia , Bulgária , Hungria , Holanda , Estados Unidos , Coréia do Sul e Brasil. O primeiro campeão Olímpico de voleibol masculino foi a equipe da Rússia ( URSS ) , vice campeã a Tchecoslováquia , em 3º lugar o Japão , 4º lugar a Romênia , 5º lugar a Bulgária , 6º lugar a Hungria , 7º lugar o Brasil , 8º lugar a Holanda , 9º lugar o Estados Unidos e 10º lugar a Coréia do Sul. No feminino foi campeão o Japão , vice campeã a Rússia ( URSS ) , em 3º lugar a Polônia , 4º lugar a Romênia , 5º lugar os Estados Unidos e 6º lugar a Coréia do Sul.
A confederação Sul-Americana de Volley-Ball foi fundada em 12 de fevereiro de 1946 , no Brasil , e teve como seu primeiro presidente o Dr Célio Negreiros de Barros.
            O criador do voleibol , Willian C. Morgan, faleceu em 27 de dezembro de 1942 , com 72 anos de idade.

CARACTERÍSTICAS DO JOGO

            O voleibol é um esporte coletivo , que confronta duas equipes compostas de 6 jogadores cada uma , em uma quadra dividida por uma rede. AQ bola e jogada através de toques dados , com as mãos ou braços.
O objetivo do jogo é que cada equipe envie a bola regularmente por cima da rede para quadra oposta, cuidando para que a bola não caia no solo de sua própria quadra.
            A bola é colocada em jogo pelo jogador de defesa direita ( posição I ).  Ele executa o saque , golpeando-a por sobre a rede para a quadra oposta. A equipe tem direito de tocar a bola por três vezes ( além do contato do bloqueio ) , até devolve-la para a quadra adversária. Não é permitido a um jogador tocar a bola por duas vezes consecutivas ( exceto quando bloqueia ) . A bola continua em jogo até que a bola caia no solo , vá para "fora" ou a equipe não a devolva corretamente para a quadra oposta. No voleibol , uma seqüência de jogadas iniciadas pelo saque denomina-se um "rally". Somente a equipe que sacou pode marcar um ponto ( exceto no set decisivo ). Quando a equipe que recebeu o saque ganha um "rally", obtém o direito de sacar ( no set decisivo também marca um ponto ) e seus jogadores mudam de posição , efetuando um movimento de rotação sempre no sentido dos ponteiros do relógio. A rotação garante que todos os jogadores possam jogar na rede , quanto no fundo da quadra. Uma equipe ganha um set quando atinge 15 pontos , com um mínimo de 2 pontos de vantagem sobre os do adversário e vence um jogo ganhando 3 sets. No caso de um empate em 16 pontos ( 16 X 16 ) , a equipe que primeiro marcar o 17º ponto vencerá o set com apenas 1 ponto de diferença. No set decisivo ( tie- brek ) , em caso de empate ( 14 X 14 ) o jogo prosseguirá até que se obtenha uma vantagem de 2 pontos. Não há limite de pontos.

Leia as NOTÍCIAS atualizadas do Voleibol
Veja FOTOS do Voleibol
Assista VIDEOS Voleibol

22 comentários:

bem legal achei o q eu queria
by nega jessika

eu teria que fazer um trabalho sobre o historico do voleibol e achei oq eu queria obg

ACHEI LEGAL TINHA
UM TRABALHO SOBRE VOLEIBOL LOGO PENSEI QUE CHATO MAS DEPOIS QUE LI SOBRE VOLEIBOL ACHEI LEGAL ASS: ALANA MALUKINHA

eu achei tudo o q eu queria ,ate mas um pouco e por causa disso eu tirei 10 no trabalho vlw eu gostei de mas

alem disso tirei tudo o q eu queria vlw pessoal

nussss me ajudou d+,adorei esse conteudo

Meu trabalho de ed.física ficou ótimo! tudo o q eu precisava eu encontrei.obrigada
bjs xau

estou fazendo meu trabalho de educação física agora tomara que sege bem prestativo e eu tire a nota máxima! valeu e falow

adorei a historia
achei tudo o que precisava.
obrigada

Isso era tudo o que eu precisava para o meu trabalho de educação fisica,tomare que eu tire um 10,0
valeww

nossa acheei muito legal , tenho um trabalho para fazer e acredito q vou ganhar um 10 . Valeeu pessoal .

tá uma ....... isso, essa ......
não diz quase ....... nenhuma.
mas que ....... .


"Que legal achei o q eu queria para fazer uma pesquisa da 5 serie do ginasio mui9to obrigada" ass: Aíssa.

muito interessante ajudou muito no meu trabalho de educação fisica

Muito bom, obrigada me ajudou muito !!

Muito legau me ajudol muito mesmo bj

Tá servindo muito, tenho uma pesquisa de Eduacação Física sobre o voleibol e gostei muito do post. Vlw!

Nossa Mi Ajudou Mt No Meu Trabalho Mt Obrigada U.u Ate Aposto Q Vou Levar Um 10 Mt Obrigada Ai Pela Ajudar osteii Mt .. <3
Ps : TataZiiNha ..

Muito bom ganhei 10 certinho do trabalho amei ����